Rádio Web Divina Adoração

relojes web gratis

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O papel da Mulher Cristã na Família, na Igreja e na Sociedade

Pv 14:1 Toda mulher sábia edifica sua casa,  a insensata, porém,  derruba-a com suas mãos.


antes de entrarmos no estudo que estamos propondo, vejamos alguns exemplos de mulheres notáveis na bíblia tais como:
Miriã - Exôdo 15:20
Hulda - II Reis 22:14
Ana - Lucas 2:36
Débora - Juízes 4:4,5
Joquebede - Exôdo 6:20
Rute - Rute 1:16
Abigail - I Samuel 25:3
E muitas outras que as vezes nem são tão divulgadas mais que fizeram a diferença em seu tempo..

Esse pequeno e singelo esboço que estou postando aqui quero falar sobre o papel da mulher Cristã na família, na igreja e na sociedade.

I - O Papel da Mulher na Família:

A bíblia nos fala de Lóide no novo testamento, no entanto essa mulher não muito conhecida, mas foi uma mulher que transmitiu uma Herança nobre,  as gerações, passou para  sua Filha Eunice, que por sua vez transmitiu a Timóteo uma herança de Fé e convicção.
Quando Deus criou a mulher segundo a bíblia em Gn 2:18 "Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora (ajudadora) .
Veja Bem, Deus não disse  que faria uma Escrava mais uma adjutora, uma mulher para ajudar o homem  em tudo o que fosse possível.
Isso faz que analisemos o tratamento que temos dispensado as nossas mulheres na igreja e também em nossa casa.
A mulher tem um nobre papel na família, muitas chegam ao ponto de assumirem toda a responsabilidade da casa, no trabalho e tornam-se verdadeiras líderes no lar e no trabalho.
 Em   Gn 1:27 podemos ver  a importância da mulher para o homem e para família, porque após se unirem tornar-se uma só carne, veja o que  a bíblia diz : "E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou". já em Gn 2: 22-24 note bem o que diz a palavra de Deus: "E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a  sua mãe e apegar-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne."
A mulher tem o papel de ser nossa ajudadora, companheira, amiga.  E nós  homens devemos respeitá-la honrá-la, amá-la,  jamais tratá-la como um objeto ou como  uma  escrava.
Sl 124:3 " Sua mulher será como videira frutífera em sua casa, seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de sua mesa."
Pv 12:4 "a Mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento  vergonhoso é como câncer em seus ossos".

II - O Papel da Mulher na Igreja:

Desde os primórdios a Igreja tem se beneficiado do ministério feminino, em Rm cap. 16, Paulo faz menção do nome de muitas mulheres e homens também, mas a que mais me chama atenção é citação que Ele faz sobre uma mulher chamada Febe, quando o Apóstolo Paulo a recomendou disse que mesma  era uma serva, pois a mesma havia ajudado e protejido os crentes mais fracos, ensinando  e provendo-lhes em suas necessidades físicas, cuidava dos enfermos  e ajudava as mulheres crentes no seu trabalho na igreja.
Mesmo não tendo ocupado uma posição oficial na igreja essa mulher usou todos os seus recursos, morais, intelectuais, materiais, para servir a igreja de Deus.
engana-se quem pensa que as mulheres não podem exercerem um ministério na igreja tais como: Aconselhamento, evangelização, oração, hospitalidade, dentre tantos outros, que Deus na sua infinita misericórdia possa continuar usando nossas nobres mulheres servas de do Deus altíssimo na sua obra.
Gl 3:28 diz: "Não há Judeu nem Grego, escravo nem livre, homem nem mulher pois todos são um em Cristo Jesus." Vejam bem que esse verso retrata bem a situação do homem e da mulher diante  de Deus, pois todos somos iguais perante Deus e não vejo pecado algum  quando  uma mulher está pregando testemunhado, evangelizando, orando e servindo a Deus fielmente.
Vejam At. 1:14 "Todos esses perseveram unanimimente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus e com irmãos dele." Podemos ver ai mais uma vez as mulheres envolvidas no ministério da oração.
que saibamos aproveitar os talentos que Deus tem dado as nossas mui dignas  irmãs em nossas igrejas.

III - O Papel da Mulher  na Sociedade.

Vivemos numa sociedade, totalmente corrompida e pecadora, tantos os homens como as mulheres tem se entregado aos vis prazeres e desejos dessa carne que são mundanos, mais graças a Deus que ainda temos mulheres sábias e Cristã como Dorcas.
At. 9:36 Diz: "Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em Grego é Dorcas, que se dedicava a prática de boas obras e dar esmolas".
Nesse exemplo de Dorcas queremos levar  todos a refletir que mesmo nessa sociedade destruida de seus valores morais, Deus tem seus servos e nesse caso específico as servas que se levantam contra a imoralidade e o pecado que atinge fortemente a sociedade como um todo,  Dorcas servia a Deus sem muito alarde, mais era uma verdadeira mulher de Deus, que através de suas mãos as viúvas de Jope se vestiam com as túnicas que eram feitas por Ela.
Que as queridas irmãs sejam exemplo de Cristo  nessa sociedade, cruel e corrompida, mostrando Seus valores, com atitudes firmes e no final Cristo vos dará a recompensa.
Que Deus vos ajude e que vocês mulheres fiéis e tementes a Deus possam fazer a Diferença aqui na terra enquanto Cristo não vem buscar a sua amada igreja.

Fraternalmente em  Cristo
Evangelista Flávio dos Santos
astoga l7/01/2011

Nenhum comentário: